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Gestão de carreira: 4 dicas para sair da zona de conforto

A gestão de carreira é uma ação essencial para aqueles profissionais que procuram aperfeiçoar seus conhecimentos, expandir repertório e progredir profissionalmente. E para uma gestão de carreira eficiente, o primeiro passo é sair da zona de conforto.

 

Sair da zona de conforto significa explorar novas possibilidades em busca de alavancar seus resultados. Afinal, estamos em um mundo muito dinâmico que cobra atualização e proatividade.

 

O processo de gestão de carreira pode estar empregado nas empresas, planejando um caminho profissional para o colaborador. Mas também funciona de forma pessoal, onde o próprio trabalhador traça estratégias para seu desenvolvimento profissional.

 

Para entender melhor sobre o tema e quais dicas te auxiliarão a fazer uma gestão de carreira eficiente longe da zona de conforto, continue a leitura deste conteúdo!

O que é a gestão de carreira?

Gestão de carreira é a designação de um caminho profissional por meio de um conjunto de práticas que levará o colaborador a alcançar novos objetivos de trabalho.

 

No entanto, a gestão de carreira também pode ser feita pessoal. Ou seja, não depende da empresa e sim do planejamento do próprio profissional. Isso é uma realidade presente em trabalhadores liberais – já que a evolução depende principalmente de si.

 

Na prática, a gestão de carreira envolve a definição de metas e objetivos claros, identificação e aprimoramento de habilidades e competências, além da busca de oportunidades de crescimento e progressão na carreira. Mais do que isso, também pode incluir a avaliação regular do desempenho, a busca por novas oportunidades de emprego, a formação contínua, bem como a construção de uma rede de contatos profissionais. 

Como fazer uma gestão de carreira eficiente?

Para fazer uma gestão de carreira eficiente, o ponto principal é se conhecer. Saber quais seus objetivos, suas metas e o que pretende alcançar profissionalmente facilitará o planejamento estratégico de sua carreira.

 

Se você é um profissional liberal, tem mais liberdade em decidir os próximos passos da sua carreira de acordo com suas aspirações de vida.

 

Porém, vale lembrar que manter uma imagem profissional é importante para trazer segurança e atrair mais clientes. Apesar da maior liberdade, procurar espaços de trabalho que favoreçam o seu desempenho é essencial para alcançar seus objetivos profissionais.

 

Investir na gestão de carreira buscando aumentar sua produtividade permite alcançar suas metas com eficiência. O local e forma de trabalho tem grande influência nisso. Um coworking, por exemplo, pode ser uma opção para maior desempenho.

 

Então, para fazer uma gestão de carreira eficiente, procure:

 

  • Estabelecer objetivos e metas;
  • Conhecer suas aspirações profissionais;
  • Estabelecer um local de trabalho que estimule a produtividade;
  • Traçar uma estratégia eficaz;
  • Investir em especializações.

4 dicas para a gestão de carreira fora da zona de conforto

A zona de conforto pode representar o local e momento atual que você se encontra profissionalmente. Sair da zona de conforto é se movimentar para alcançar novos lugares.

 

Para te auxiliar nessa jornada, separamos algumas dicas:

  1. Pratique o autoconhecimento

 

Na gestão de carreira, praticar o autoconhecimento irá te ajudar a estabelecer metas realistas e que correspondam com suas crenças e valores. Quando você não se conhece, acaba não planejando seu futuro profissional de maneira que irá fazê-lo feliz e isso leva à frustração.

 

Faça perguntas a si sobre as aspirações futuras e planeje sua carreira com base nos seus gostos, habilidades e personalidade.

  1. Defina objetivos e metas

No caso da gestão de carreira pessoal, defina seus objetivos e metas de acordo com sua pesquisa de autoconhecimento. Seja realista quanto ao que quer alcançar e o prazo para cada meta, mas também não tenha medo de pensar grande.

 

Tenha clareza quanto a sua situação atual e como você gostaria de aprimorá-la. Por exemplo, se você hoje trabalha em um escritório, mas gostaria de um espaço mais dinâmico e produtivo, coloque como objetivo trabalhar em um coworking.

 

O mesmo vale para empresas: procure definir o plano de carreira de seus funcionários com base nos objetivos da empresa, e lembre-se de prezar pelo desenvolvimento dos indivíduos.

  1. Aprimore as habilidades profissionais

É preciso estar em constante aprendizado, certo? Isso representa a evolução das habilidades profissionais.

 

Se você é um profissional liberal, procure estabelecer atitudes que irão auxiliá-lo a desenvolver suas habilidades. Que tal realmente sair da zona de conforto? Vá trabalhar em um espaço diferente ou faça cursos que irão agregar valor aos seus conhecimentos.

 

No caso de empresas, forneça aos seus funcionários cursos, oportunidades de trabalho diferentes como o em escritórios compartilhados.

  1. Faça networking

O networking é importante na gestão de carreira para agregar conhecimentos à bagagem profissional, ampliar horizontes e estabelecer novos contatos. Tudo isso, favorece o aprimoramento de habilidades e cria oportunidades.

 

Trabalhar em espaços que favoreçam o networking é uma opção para praticar essa troca de experiências entre profissionais.

 

E aí, pronto para fazer uma gestão de carreira longe da zona de conforto? Conte com a Embraoffice para trabalhar em um local dinâmico e profissional. Conheça mais!

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