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17 set 2018

Qual o custo real de ter um escritório convencional ou contratar um coworking?

Até algum tempo atrás para se abrir uma empresa a situação era sempre a mesma. Além das inúmeras demandas burocráticas comuns à abertura de qualquer negócio, todo empreendedor precisava demandar tempo para pesquisar entre centenas de imóveis qual aquele com melhor localização e um custo razoável para então dar o ponta pé inicial a seu negócio.

Mas os tempos mudaram e o objetivo é sempre simplificar. Com a crescente tendência do mercado pelas ofertas de coworking as possibilidades de se economizar com a estrutura física de uma empresa também aumentaram.

Muitos empreendedores têm feito pesquisas comparativas para colocar na ponta do lápis se vale mais a pena abrir a empresa numa sala própria, locada unicamente para instalação de seu negócio, ou se realmente é mais rentável optar pela estrutura de um escritório compartilhado.

Para a especialista em coworking, Deisy Valnier Candido, a economia em trabalhar em espaços colaborativos, em que diferentes empresas possam estar sediadas numa mesma estrutura física, é algo que pode chegar a 70% em relação aos custos comuns de se ter um escritório convencional. Ela explica que esse custo menor se deve ao fato dos centros de coworking conseguirem oferecer a seus clientes toda a estrutura física e operacional necessária ao funcionamento de uma empresa por um pagamento mensal único, que contempla todos esses serviços.

 

Grandes empresas também têm apostado no coworking

Apesar de que grande parte dos empreendedores que optam pelo coworking serem de pequenas e médias empresas, hoje também é possível levar grandes corporações para estruturas de escritórios compartilhados. “Hoje as empresas têm preferido focar em seu core business, ou seja, focar em seu núcleo de negócio, trabalhando suas estratégias de forma mais direcionada e terceirizando outras demandas administrativas”, explica Deisy. A especialista comenta que hoje há alguns coworkings já preparados para assumir esse tipo de demanda, que é a terceirização das funções administrativas e financeiras de seus clientes. Essa tendência é conhecida no mercado como BPO (Business Process Outsourcing).

 

As vantagens para pequenas e médias empresas

Psicóloga, coach e palestrante Vanusa Cardoso é adepta do coworking

A psicóloga e coach Vanusa Cardoso também achou mais vantajoso usar a estrutura de escritórios compartilhados. Na verdade, ela não é uma coworker, pois não divide estações de trabalho com outras pessoas. Como sua profissão exige atendimentos exclusivos aos clientes ela realiza as sessões de coaching em salas privativas, as quais loca por horas de uso. Já para as ocasiões de reuniões ou atendimentos em grupos recorre a espaços maiores, como salas de reuniões ou auditórios.

Além disso, o escritório utilizado por Vanusa oferece outros serviços agregados, como atendimento telefônico personalizado, endereço comercial e fiscal, além de contabilidade. Então hoje, na Embraoffice, que é o escritório inteligente utilizado pela psicóloga, a profissional possui seu endereço profissional, recebe correspondências, tem uma secretária para receber ligação de clientes e anotar recados, bem como uma equipe responsável por emitir as notas fiscais para seus clientes e fazer todas as atividades contábeis comuns a uma empresa.

Vanusa explica que ter num só local todos os serviços de escritório que precisava para o perfeito funcionamento de seu negócio foi uma solução prática, que não lhe trouxe apenas economia, mas também otimização de tempo e praticidade para seu dia a dia.

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