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2 ago 2021

Social Network: 7 passos para montar uma rede de contatos vantajosa para seu negócio

Saber se relacionar é um ponto crucial para o sucesso de qualquer empreendedor. É nesse cenário que dominar as técnicas de social network pode fazer grande diferença, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Afinal, segundo a teoria dos seis graus, estamos apenas a seis pessoas de distância de qualquer outra no mundo inteiro.

Ou seja, você pode estar bem próximo de um cliente que pode mudar de uma vez por todas o seu negócio e, quem sabe, a sua vida!

A teoria surgiu em um estudo de psicologia de 1967, chamado The small world problem, ou “O problema do mundo pequeno”, em tradução livre. Curioso, não? 

Quer saber mais sobre social network e quais são os 7 passos para montar a sua rede de contatos? Então, este artigo é para você! Acompanhe!

Quais são as vantagens de se investir em social network?

Antes de falar da importância do social network e suas vantagens, você sabe o que é rede de contatos?

Ela diz respeito às pessoas com as quais você se relaciona e mantém contato, seja no âmbito pessoal ou profissional. 

Ainda é importante dizer que existe diferença entre network e networking.

A habilidade de se conectar a pessoas ou alguma coisa é networking.

Já o network é a rede de relacionamentos propriamente dita.

Nesse cenário, investir em social network possibilita que você participe de forma ativa de redes de contato importantes para o seu negócio.

Com isso, é possível aumentar as chances de ficar próximo de pessoas com influência no seu segmento de atuação, elevando a sua autoridade e a do seu negócio perante importantes públicos de relacionamento.

Uma forte rede de contatos também pode contribuir para novos conhecimentos e indicação de novos clientes, o que é fundamental para o crescimento do negócio.

Portanto, o social network proporciona as seguintes vantagens:

  • atinge potenciais clientes;
  • melhora a chance de participação em novos projetos;
  • melhora a sua reputação;
  • aumenta a visibilidade;
  • valoriza o seu perfil enquanto empreendedor.

Quais são os 7 passos para investir em social network?

Engana-se quem pensa que quantidade é sinônimo de qualidade quando a questão é social network.

Selecionar bem os contatos é fundamental para que os seus esforços sejam efetivos e tragam os resultados esperados.

Nesse sentido, o verdadeiro social network está baseado em relações de troca com contatos qualificados.

Ou seja, que sejam capazes de somar com o seu desenvolvimento pessoal e/ou profissional.

Você também deve pensar não somente nos benefícios que ganha ao manter esses relacionamentos interpessoais, mas também ao que tem a oferecer.

Com isso em mente, confira a seguir os 7 passos para investir em social network com eficiência. Acompanhe!

1. Entenda os 3 níveis do network

Existem três importantes níveis de network para você cultivar. Cada nível é definido com base na proximidade entre você e o seu contato. Acompanhe!

Rede primária

Essa é definida por indivíduos que possuem vínculos pessoais, a exemplo de familiares e amigos.

Rede secundária

Essa rede diz respeito aos contatos com os quais você estabelece uma relação mais formal, a exemplo dos seus clientes.

Rede de referência

Trata-se de pessoas que podem ajudar você a moldar o seu comportamento, a exemplo de grandes empreendedores e até mesmo parceiros comerciais.

2. Seja facilmente encontrado

Ser visto e lembrado é fundamental para manter a sua rede de social network ativa.

Para isso, você precisa estar nos lugares mais importantes para seu negócio, a exemplo do ambiente digital.

Presencialmente, é importante estar em eventos, frequentar coworkings, palestras, e outros lugares que tenham afinidade com seu nicho de mercado.

3. Tenha objetivo ao se relacionar com as pessoas

Para fazer o social network de maneira eficiente, é preciso ser estratégico. Para tanto, você deve selecionar bem os seus contatos, antes de sair por aí falando com qualquer pessoa.

Por isso tenha em mente quais objetivos você deseja alcançar com esses contatos, estude sobre a pessoa antes de falar e busque assuntos em comum para colaborar com uma conversa produtiva.

Não procure as pessoas apenas quando precisar, pois isso pode parecer distante e, em alguns casos, até inconveniente.

Lembre-se de ser sempre ético e respeitoso. Com isso, você conquista confiança e eleva as chances de sucesso da sua comunicação.

4. Seja solícito

Provavelmente, você já ouviu falar do ditado que diz que “uma mão lava a outra”, certo?

Ser solícito, oferecendo uma rede de apoio para as outras pessoas, é fundamental para que você conquiste a confiança de todos.

Além disso, ao adotar uma atitude positiva, você incentiva que os indivíduos ao seu redor possam utilizar  todo o seu potencial de trabalho. 

Essa atitude também é um comportamento inerente aos grandes empreendedores e líderes.

Lembrando que é preciso medir o tom das palavras e ser humilde e realista, a fim de não passar uma imagem arrogante.

5. Invista em uma boa comunicação

Uma boa comunicação é uma competência indispensável para qualquer empreendedor, certo?

Através dela você consegue se expressar da maneira correta, transmitindo pensamentos e defendendo suas ideias.

Além disso, ela é essencial para causar uma boa impressão, ainda mais se a comunicação for usada para reforçar atitudes positivas.

Ou seja, aliando a comunicação a posturas otimistas, sempre tendo em mente a realidade, você eleva a sua credibilidade, o que é fundamental para formar uma rede de networking.

6. Mantenha a sua rede de social network atualizada

Não adianta abordar muitas pessoas e não alimentar o relacionamento com elas.

É importante estar sempre disponível, compartilhando ideias, seja presencialmente ou no ambiente online, e também buscar novos contatos.

Nesse sentido, as redes sociais podem ser grandes aliadas para diminuir distâncias, principalmente durante a pandemia.

7. Invista em inovação

Estar sempre informado sobre os avanços tecnológicos e outras soluções do seu segmento de mercado garantirá a você um repertório adequado e vasto para se comunicar com toda a sua rede de relacionamentos.

Além disso, contribui para que você tenha importantes diferenciais, principalmente com relação a conhecimento, o que também ajuda a elevar a sua credibilidade enquanto empreendedor.

Viu só? Utilizando esse passo a passo para fazer social network, você aumenta as suas chances de sucesso para manter contatos qualificados, o que é fundamental para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Entendeu a importância de investir em social network? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas possam pensar sobre o tema!

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