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5 mar 2024

Comunicação empresarial: 5 ferramentas para manter sua equipe conectada

Comunicação empresarial, como o próprio nome já diz, é o tipo de comunicação adotado por empresas. Pode não parecer, mas é preciso organização e até mesmo uma logística especial para que a troca de informações dentro de uma organização seja eficiente.

Do contrário, quando há ruídos na comunicação e as informações são repassadas de forma equivocada, o desempenho da empresa está comprometido. Sem fluidez entre equipes e colaboradores, não há como uma empresa ter sucesso.

Por isso, gestores que desejam alcançar melhores resultados precisam buscar uma maneira de aprimorar a comunicação empresarial. Manter a equipe conectada é fundamental e, para ajudar nessa missão, algumas ferramentas são muito úteis. Continue a leitura e descubra quais são elas! 

 

Comunicação empresarial: um potencial a ser explorado    

Muitas empresas acreditam que dar comunicados e realizar reuniões esporádicas é ter uma boa comunicação empresarial. Entretanto, é preciso muito mais do que isso.

A comunicação empresarial é uma estratégia de gestão que, quando bem implementada, garante a uma organização um funcionamento com integração e coerência. Dessa forma, é possível obter mais produtividade e desenvolvimento contínuo.

Não se trata de apenas repassar informações, mas também a forma como isso está sendo feito. Na estratégia de comunicação empresarial são inseridas práticas na rotina de trabalho que fazem os profissionais ganharem eficiência e agilidade a partir de simples mudanças.

Além disso, é ainda mais importante quando falamos de empresas que têm diversidade no ambiente de trabalho ou que possuem colaboradores que trabalham de forma remota.  

É um fato muito positivo ter pluralidade para agregar nos conhecimentos gerais da organização. Em contrapartida, pode ser difícil ter que lidar e gerenciar pessoas em diferentes lugares do mundo.

Felizmente, com as ferramentas que vamos apresentar, a comunicação entre equipes se torna assertiva e prática, garantindo uma excelente comunicação empresarial. Veja a seguir!

 

5 ferramentas para manter sua equipe conectada

O avanço da tecnologia possibilitou o desenvolvimento de diversas ferramentas modernas que mantêm todos os colaboradores conectados e alinhados com os objetivos organizacionais.

Além disso, essas soluções digitais também permitem que o gestor consiga acompanhar as equipes e manter contato com todas elas – e entre elas. Dessa forma, se tornam ótimas alternativas para facilitar a rotina profissional, o que é essencial para entregar bons resultados. Confira:

 

Slack   

O Slack é um software que atua para proporcionar comunicação interna para equipes de forma simples e intuitiva.

É como se fosse um e-mail, porém, com comandos mais ágeis. Por meio de canais, conversas privadas e integração com serviços externos, conecta a equipe, mas sem prejudicar o desempenho individual de cada integrante.

Assim, caso algum dos colaboradores tenha alguma dúvida, todos que estão no canal podem visualizar. Quem souber responder pode ajudar o outro profissional e, depois disso, as informações ficam disponíveis para todos do canal consultarem, sem precisar se envolver de fato.

Além disso, é possível compartilhar facilmente diversos tipos de arquivos dentro da ferramenta. Essa capacidade de customizar a comunicação entre os colaboradores agrega muito.

 

Discord  

Essa ferramenta, na verdade, não surgiu para ser um potencializador da comunicação empresarial. Primeiramente, foi desenvolvido como um aplicativo no universo dos jogos, mas se mostrou muito útil no meio organizacional.

A interface, apesar de conter muitas informações, é intuitiva e prática. Esse servidor possibilita conversas organizadas a partir de canais de conversa e vídeo personalizados. Ou seja, existe um  controle de membros em canais e isso pode ser gerenciado como for melhor aos líderes.

 

Microsoft Teams  

A Microsoft Teams é uma plataforma unificada de comunicação e colaboração da Microsoft. Essa ferramenta reúne opções para conversas, videochamadas, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos em um mesmo local.

A intenção foi criar um espaço de trabalho colaborativo para integrar pessoas, conteúdos e ferramentas. Dessa forma, busca melhorar o engajamento e eficácia na realização de tarefas.

 

Workplace  

Workplace é uma plataforma desenvolvida pelo Facebook que conecta o ambiente corporativo. Ela oferece ferramentas de grupos, mensagens e feed de notícias.

Ou seja, o que começou como uma rede social, hoje entrega muito mais que entretenimento. E, claro, é possível criar uma conta diferente da usada para o perfil pessoal.

Assim como as outras ferramentas citadas, os usuários podem criar grupos de comunicação e importar arquivos externos.

 

Twist   

O Twist, além de incentivar a comunicação empresarial, também serve como um ambiente de trabalho digital fluido. É possível visualizar e progredir tarefas na mesma ferramenta em que os colaboradores trocam informações.

Além disso, possui uma tecnologia que organiza discussões em tópicos, mantendo dentro do assunto e do contexto da conversa. Isso ajuda a encontrar informações mesmo que passe um bom tempo.

Aposte em ferramentas e melhore a comunicação empresarial   

Empresas que optam por utilizar recursos externos na intenção de promover a colaboração e interatividade entre suas equipes já possuem um grande diferencial. Essas ferramentas conectam uma organização inteira independente da distância, promovendo qualidade na comunicação empresarial.

Tudo que possa aumentar a produtividade e agilizar os processos é válido. Sua empresa pode buscar entre essas e outras ferramentas soluções para problemas internos que prejudicam o desempenho e seus resultados.

 

Agora você sabe como manter sua equipe conectada e ter uma boa comunicação empresarial! Sua empresa já utiliza alguma dessas ferramentas? Continue acompanhando os conteúdos do blog da Embraoffice e se mantenha sempre atualizado!

 

 

 

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