Blog Embraoffice

25 maio 2023

Home office: 7 sinais de que ele não está dando certo para você

Trabalhar home office pode ser uma ótima alternativa para muitos profissionais. Especialmente depois da pandemia da Covid-19 – que popularizou o trabalho remoto –, é grande o número de pessoas que trabalham sem sair de casa.

Entre os principais adeptos do home office estão os profissionais que prestam serviços à distância – seja como funcionários, freelancers, autônomos ou empresários. Além disso, sair de casa deixa de ser uma obrigação e sem o deslocamento para o trabalho e com todos os confortos do lar, tudo parece perfeito no primeiro momento.

Porém, pode chegar um ponto em que o home office começa a apresentar alguns pontos negativos. Nessa hora, pode ser necessário buscar outras alternativas para continuar desempenhando o seu trabalho.

Neste artigo vamos conferir alguns sinais que de que o home office não está dando certo para você. Confira!

Sinais de que o home office não está dando certo

Existem alguns sinais que podem indicar que o home office não está funcionando bem para um profissional. Veja só os principais deles:

1. Baixa produtividade

Se você está encontrando dificuldades para se concentrar e produzir resultados satisfatórios, isso pode ser um sinal de que o home office não está funcionando e que pode ser interessante considerar um novo espaço de trabalho. Dificuldade com o horário que se começa a trabalhar, distrações com a casa, falta de estrutura ou dificuldade em separar trabalho e vida pessoal podem afetar negativamente a produtividade.

2. Dificuldade em estabelecer limites

Trabalhar em casa pode tornar mais difícil para alguns profissionais estabelecer limites claros entre o trabalho e a vida pessoal. Se você está constantemente trabalhando além do horário normal, sentindo-se sobrecarregado ou incapaz de desconectar do trabalho, isso pode indicar que o home office não está funcionando muito bem.

3. Falta de motivação

Você está se sentindo desmotivado com o trabalho? Isso pode ser um sinal de que o home office não está funcionando. A falta de interação pessoal, a ausência de uma rotina estruturada ou a sensação de estar “preso” em casa podem levar à diminuição da motivação e ao desgaste profissional.

4. Dificuldades tecnológicas

Outra complicação que muitos profissionais em home office enfrentam é a dificuldade tecnológica. Sem toda a estrutura oferecida por uma empresa, podem surgir situações como falhas na conexão à internet, problemas de hardware ou software. Isso pode prejudicar seu trabalho de forma significativa – impactando na sua capacidade de executar suas atividades planejadas.

5. Falta de espaço adequado

Trabalhar em casa pode estar indo perfeitamente bem, mas as circunstâncias pessoais podem mudar. As crianças que, quando pequenas, compartilhavam alegremente um quarto podem agora insistir em seu próprio espaço e na privacidade que vem com isso. E quando você quer trabalhar, lá se vai a produtividade do seu home office.

Conforme as necessidades da sua família vão mudando, seu espaço de trabalho pode ser afetado. Nesses casos, a melhor opção é encontrar outro local adequado.

6. Muitas distrações

Mesmo os melhores e mais dedicados profissionais podem se distrair com tarefas domésticas, redes sociais, televisão, telefonemas, visitas ou familiares (que convenientemente “esquecem” que você deveria estar trabalhando).

Se você notar que trabalhar em casa realmente está causando muitas distrações, mudar para um escritório pode ser a solução mais inteligente. Afinal, um espaço em que você pode focar no trabalho faz toda a diferença.

7. Expansão das atividades

Você está tendo problemas para agendar diversas reuniões presenciais durante a semana? Ou, então, pretende aumentar a sua equipe? Principalmente para os empresários que atuam em home office, as expansões das atividades pode demandar a troca para um local com mais espaço e recursos.

Coworking: o melhor dos dois mundos!

Você identificou alguns dos sinais de que o home office não está dando certo para você? Uma ótima alternativa para contornar essas complicações é trabalhar em espaços de coworking.

Trata-se da união do melhor dos dois mundos: você ainda pode trabalhar home office quando quiser, mas tem à disposição toda a estrutura de um escritório profissional – com ambiente de trabalho calmo e equipado para exercer suas atividades cotidianas, como as salas por hora e também de reunião, quando desejar.

Ou seja, os espaços de coworking podem fazer a diferença no cotidiano e são uma alternativa prática e acessível para ter acesso a um escritório profissional e, além de tudo, fazer networking. Com diversas opções de planos, você pode encontrar através destes espaços compartilhados o melhor modelo de trabalho para as suas necessidades.

Na Embraoffice, frequentemente recebemos clientes que buscam solucionar um ou vários dos problemas que podem estar atrelados à rotina de home office. Em nosso espaço, eles encontram a atmosfera ideal para se preocupar apenas com o que importa: trabalhar bem. 

A flexibilidade proporcionada pelos variados tipos de solução, do escritório privativo aos modelos híbridos, tornam a experiência ainda mais interessante. Mas esse será um assunto que vamos falar mais em outro artigo.

E aí, você acha que está na hora de trocar o seu home office por uma alternativa mais vantajosa? Quer conhecer as soluções de coworking da Embraoffice? Visite o nosso site!

Leia também