Blog Embraoffice

21 set 2021

5 ideias para empreender reduzindo custos

Você está em busca de ideias para empreender?

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros que desejam trabalhar com o que gostam, fazer seus próprios horários, aumentar a renda em seu próprio ritmo, entre outras vantagens.

De acordo com estudo do Serasa Experian, somente em janeiro de 2021, em plena pandemia desencadeada pelo novo coronavírus, foram abertos mais de 300 mil novos registros para microempreendedores.

Mas, engana-se quem pensa que basta abrir um CNPJ para ser um empreendedor de sucesso. 

É preciso planejamento, disciplina e também muita força de vontade para driblar os obstáculos, como a falta de capital para investir no início.

Para ajudar você a ter ideias para empreender reduzindo custos, preparamos este post. Acompanhe!

Quais as vantagens de empreender?

Deixar a estabilidade da carteira assinada em busca de novos objetivos, como ser seu próprio patrão, é um dos sonhos de quem decide empreender.

Mas, o caminho do empreendedorismo também traz outras vantagens. Veja a seguir!

Fazer o que gosta

Um caminho para ter sucesso no empreendedorismo é fazer aquilo que gosta. 

Com isso, fica mais fácil propor soluções para as questões que se apresentarem e também ser mais resiliente para persistir em busca da consolidação do negócio.

Assim, procurar trabalhar com aquilo que gosta ainda é um fator motivador para buscar os resultados esperados para a sua empresa.

Ter mais autonomia de tempo

Poder gerenciar seu próprio tempo é uma das grandes vantagens de quem empreende. 

Isso não significa que você vá trabalhar menos, muito pelo contrário.

No entanto, poderá ajustar a rotina da casa, família e amigos à sua agenda de trabalho com maior facilidade, em comparação a um expediente fixo em empresas de terceiros.

Aumentar a renda no seu próprio ritmo

Com os primeiros clientes conquistados, é possível testar metodologias e adequar cenários para aumentar a renda, tudo de acordo com a sua capacidade produtiva.

Assim, à medida que você vai se sentindo mais seguro naquilo que faz, fica mais fácil escalar o negócio e, consequentemente, ganhar mais.

Errar, aprender e fazer certo

O excesso de autocobrança no início das atividades pode ser um grande sabotador. Por isso, tenha em mente que, antes de acertar, você vai errar.

Esse processo será válido se você conseguir aprender com os erros, consertar as estratégias e processos, até alcançar os resultados pretendidos. 

Pode não ser um processo fácil, mas constância e persistência são fundamentais.

Escolher com quem vai trabalhar

Uma das vantagens de empreender é poder escolher a sua equipe de trabalho e, a depender do nicho de mercado, até mesmo os seus clientes.

Com isso, é possível se sentir mais motivado, o que reflete positivamente nas entregas, gerando mais valor para a sua marca.

Inspirar pessoas

Inspirar pessoas pode até não ser o seu objetivo, mas seguindo um caminho consistente de trabalho e muito planejamento, você poderá alcançar o sucesso e ser modelo para outros profissionais que desejam empreender.

Quais os requisitos necessários para empreender reduzindo custos?

Se tem uma verdade no mundo dos negócios, é que empreender não é para qualquer pessoa. 

Isso porque, além de um grande propósito, um senso de resiliência aguçado e persistência, é preciso ter outras competências que vão além das habilidades técnicas de saber fazer algo. 

Para que você possa entender melhor, separamos alguns dos requisitos necessários para ser um empreendedor. Acompanhe!

Ser sociável

No mundo dos negócios, você vai precisar falar com muitas pessoas, ter um repertório vasto e também saber circular entre os mais diversos tipos de personalidade.

Por isso, é imprescindível que você seja sociável para encantar pessoas com a sua marca, e também mantê-las junto a você. 

Ter planejamento e disciplina

Quando você é dono do seu próprio negócio, precisa trabalhar duro para ver as coisas acontecendo.

Isso requer, além da força de vontade, altas doses de planejamento e disciplina, tanto para construir processos, quanto para administrar pessoas, recursos financeiros e outras situações que possam vir a surgir. 

Ser paciente é requisito para empreender reduzindo custos

O sucesso de qualquer empreendimento não acontece do dia para a noite. 

É preciso muita dedicação, esforço e, principalmente, paciência para contornar as situações e ajustar as rotas do novo negócio.

Ser facilmente encontrado

Uma das vantagens da nossa geração é poder ser encontrado facilmente por meio da tecnologia.

E este também é um pré-requisito para empreender, pois o seu negócio precisa estar visível e ser facilmente encontrado pelo seu potencial cliente.

Ou seja, estar nas redes sociais e nas ferramentas de comunicação mais utilizadas é um ponto essencial para manter seus clientes conectados ao seu negócio.

Além disso, se você tiver uma equipe, mesmo que pequena, precisará estar pronto para orientá-los a solucionar as questões que se apresentam.

Quais são as 5 ideias para empreender reduzindo custos?

Foi-se o tempo em que para empreender você precisava ter muito dinheiro. 

Hoje em dia, com a sua força de trabalho e capacidade intelectual, já pode começar o seu próprio negócio.

É claro que você vai precisar de um planejamento financeiro, principalmente no início das atividades. Mas eles não precisam envolver milhares e milhares de reais.

Confira abaixo 5 ideias para empreender com pouco dinheiro!

1. Abrir seu próprio e-commerce

Somente no primeiro trimestre de 2021, as vendas no e-commerce tiveram uma alta de 57,4% em comparação ao mesmo período de 2020.

Para abrir esse tipo de negócio, você vai precisar de uma loja online com boa navegabilidade, um estoque razoável de produtos da sua preferência, e garantir a logística até o cliente.

Essa pode ser feita por meio de transportadoras parceiras, ou até mesmo pelos Correios, a depender do produto que você comercializa.

Para incentivar o tráfego para sua loja virtual, você pode ainda investir em marketing digital ou colocar os seus produtos ou serviços em marketplace para afiliados.

 2. Tornar-se um profissional autônomo

Caso você já tenha a sua profissão, como advogado, contador, corretor, arquiteto, entre outras, trabalhar oferecendo os seus serviços de forma autônoma é uma ótima forma de empreender.

Você pode começar em casa, ou alugar uma sala em coworking para receber os seus clientes.

No início, a divulgação dos serviços pode ser feita em redes sociais e também por meio de indicação de amigos.

3. Ser freelancer em tecnologia e publicidade

O mercado freelancer também está bastante aquecido. 

Você pode oferecer serviços como programador, redator de conteúdo para web,produção de conteúdo, design gráfico e uma infinidade de outras opções.

Um bom cartão de visitas, manter um site com portfólio e investir nas redes sociais pode ser o começo para você conquistar os primeiros clientes.

4. Investir em cursos online

Se você tem conhecimento aprofundado sobre algum assunto, seja relacionado à sua profissão ou mesmo hobby, criar videoaulas pode lhe render um bom faturamento.

Após gravar os conteúdos, você pode disponibilizá-los em plataformas como a Hotmart e lucrar sobre as vendas.

5. Personalize o roteiro de viagens dos seus clientes

Você sabia que existem muitas pessoas que têm dificuldade para planejar suas viagens?

Caso você tenha facilidade de montar roteiros e queira empreender no setor de turismo, essa é uma ótima oportunidade para empreender reduzindo custos.

Isso porque, os atendimentos podem ser online, e você vai precisar apenas do computador e internet para trabalhar.

A divulgação dos serviços pode ser feita nas redes sociais e também através de indicação de amigos. 

Manter um site pode ser um grande diferencial, mesmo se você estiver começando.

Viu como empreender reduzindo custos é possível? Para isso, você precisa de um bom planejamento de negócios, e também apostar em fazer uma rede de contatos forte.

Assim, estar em um coworking pode elevar as suas chances de sucesso, pois nesse ambiente você poderá conhecer mais pessoas, fazer parcerias e, até mesmo, conquistar os primeiros clientes, além de ter novas ideias para empreender reduzindo custos.

O que você achou deste artigo sobre 5 ideias para empreender reduzindo custos? Compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam pensar a respeito do tema!

Leia também