Blog Embraoffice

17 ago 2021

Escritório compartilhado: como funciona e quais as vantagens

Para quem procura um ambiente bastante propício à criatividade e à inovação, o escritório compartilhado é perfeito!

Também conhecido como espaço de coworking, esse local oferece estrutura completa para quem está começando um negócio.

Ele também pode ser usado por médias e grandes empresas que desejam expandir a sua cultura organizacional em busca, por exemplo, de mais dinamismo e redução de custos.

O local e seus serviços oferecem grandes vantagens para empresas e profissionais autônomos.

Quer saber quais as vantagens de deixar os escritórios tradicionais e apostar em um escritório compartilhado? Então, continue a leitura!

Afinal, o que é escritório compartilhado?

O escritório compartilhado, ou coworking, é um local que disponibiliza uma estrutura completa para a realização de trabalhos corporativos mediante locação.

Mas, engana-se quem pensa que nesse ambiente de trabalho é encontrado somente infraestrutura voltada para empresas e profissionais. 

Ao optar por trabalhar ou instalar a sua empresa em um coworking, você passa a pertencer a uma comunidade colaborativa.

Dessa forma, passa a estar inserido em uma nova maneira de trabalhar, o que significa mais economia,  flexibilidade e também liberdade para o seu dia a dia.

Entenda como funciona o escritório compartilhado

Em tempos de isolamento social, com a adoção às pressas do home office, foi possível ter a certeza de que é viável manter a produtividade mesmo fora do escritório.

Com a retomada das atividades na empresa, o trabalho híbrido pode ser uma forma de continuar proporcionando qualidade de vida aos funcionários, tendo como retorno o aumento da produtividade. 

Nesse cenário, poder contar com a estrutura do escritório compartilhado é ideal para manter a motivação e expandir a rede de contatos profissionais.

Além disso, você e sua equipe estarão em um ambiente que oferece estrutura completa, com o conforto necessário para realizar as melhores entregas e ainda receber clientes e parceiros, quando necessário.

Isso porque os escritórios compartilhados funcionam com locação de diversos espaços. Veja a seguir como funciona a estrutura desses locais!

Estações de trabalho compartilhado

As estações de trabalho em um coworking são a maior referência do que seria um escritório de trabalho compartilhado.

Dividindo o mesmo ambiente, profissionais autônomos e empresas de diversos segmentos podem atuar lado a lado.

Nesse sentido, cada um exerce as suas atividades, concentrados nos resultados e entregas, mas ainda podem trocar experiências com as pessoas ao seu redor.

Nos coworkings é comum encontrar profissionais que atuam em áreas distintas compartilhando ideias e até mesmo fazendo parcerias de trabalho.

As estações de trabalho podem ser fixas ou flexíveis, e o coworker (profissional que atua no coworking) paga uma mensalidade, onde estão inclusos alguns serviços, como a cozinha compartilhada, a recepção e acesso às salas de reunião. 

Sala privativa

A sala privativa é ideal para quem precisa de um pouco mais de espaço e também de concentração, sem perder todas as vantagens que o escritório compartilhado tem a oferecer. 

As salas privativas variam de tamanho, atendendo as demandas do negócio e a disponibilidade do coworking. 

Uma das vantagens desse espaço, por exemplo, é poder personalizar o ambiente com a identidade visual da empresa, transmitindo os valores e a cultura do negócio. 

Quem contrata esse plano também tem acesso ao pacote básico de serviços do coworking.

Sala de reunião

Grande atrativo dos espaços de trabalho compartilhados, as salas de reunião também possuem tamanhos variados, mas todas elas são equipadas com infraestrutura para oferecer dinamismo e produtividade para os profissionais que usam o serviço. 

Alguns dos equipamentos encontrados nas salas de reunião são televisor, projetor e material de apoio, como quadro ou flip chart.

A administração do coworking fica por conta do controle de agendamento das salas.

Esses espaços também podem ser locados de forma pontual, o que pode ser uma ótima solução para aqueles negócios que utilizam pouco o ambiente, mas que, de vez em quando, precisam receber clientes para reuniões.

Recepção

Um bom atendimento é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, não é mesmo?

É por isso que os coworkings contam com serviços de recepção já inclusos no seu pacote básico.

Os recepcionistas são preparados para oferecer o suporte às necessidades dos coworkers e de eventuais visitantes.

Auditório

Os escritórios compartilhados também oferecem auditório para a realização dos mais diversos tipos de eventos. 

Nos auditórios podem ser feitos eventos como cursos e oficinas, palestras, encontros de network e outros eventos que fomentam negócios para a sua empresa.

Esses ambientes possuem mobiliário e equipamentos completos para oferecer boas experiências aos participantes.

Endereço fiscal

O endereço fiscal, ou endereço virtual, é um dos serviços mais procurados em escritórios compartilhados, sendo usado para finalidades fiscais e logísticas.

É a solução ideal para negócios que não precisam de uma sede fixa, mas necessitam de um endereço para legalizar a empresa e também para receber as correspondências e emitir notas fiscais.

O serviço de endereço fiscal pode ser contratado à parte ou junto com a locação do espaço compartilhado.

Conheça as vantagens de contratar a estrutura de um escritório compartilhado

Como dito anteriormente, o home office foi uma surpresa positiva para muitas empresas que tiveram que adotar o modelo durante o isolamento social.

Com isso, mesmo após a retomada total das atividades, muitas empresas ainda optarão por não manter os funcionários em escritórios privativos.

Isso porque elas também já perceberam que fora da sede das empresas as pessoas podem ser mais produtivas e criativas.

Ao aderir ao escritório compartilhado, por exemplo, você e sua empresa têm uma série de vantagens. Acompanhe!

Estrutura completa por um custo reduzido no escritório compartilhado

Os escritórios compartilhados possuem a infraestrutura completa para trabalhar, porém o custo é bem menor do que se a empresa tivesse um escritório tradicional. 

Isso porque todos os gastos são compartilhados e a administração do coworking estabelece um valor fixo por mês para cada membro.

Além disso, é possível contratar serviços sob demanda, como é o caso da sala de reunião, o que deixa a relação de valor verso serviços ainda mais atrativa.

Disseminação da cultura colaborativa e da diversidade

Ao aderir a um escritório compartilhado você e sua equipe estarão em contato com outros profissionais e empresas, o que favorece a troca de ideias, o social network e parcerias.

Isso facilita a descoberta de novos talentos para a empresa, além de maior possibilidade de encontrar parcerias comerciais e de criar soluções mais inovadoras.

Otimização de tempo produtivo

Os escritórios compartilhados estão, na sua maior parte, em localizações estratégicas, o que reduz o tempo de deslocamento até o local de trabalho.

Além disso, sem horário fixo, com uma estrutura propícia para estimular você ou seus funcionários a serem mais produtivos, os resultados da empresa acabam sendo otimizados.

Comodidades e serviços

Como já adiantamos, os escritórios compartilhados possuem estrutura completa para você e sua equipe realizarem o trabalho da melhor forma.

É possível, por exemplo, contar com:

  • serviços de correspondência;
  • serviços de recados (recepcionista);
  • internet de alta velocidade;
  • cozinha no local;
  • armários para guardar material;
  • serviços de impressão e digitalização de documentos;
  • salas de reunião ou videoconferências com todo o material necessário para a perfeita execução dos trabalhos.

Viu como o escritório compartilhado pode levar diversas soluções para o seu dia a dia e o da sua empresa, e ainda proporcionar diversas vantagens? Para isso, é preciso pesquisar e escolher o ambiente que melhor atenda às necessidades do seu negócio.

Quer conhecer os nossos serviços de escritório compartilhado? Então, entre em contato conosco!

Leia também