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Integração marketing e vendas: como ela impulsiona a aquisição de clientes nas empresas

Um dos segredos para o desenvolvimento constante de grandes negócios é a integração marketing e vendas. Essa união de diferentes setores e colaboradores em uma mesma empresa é o que a diferencia das demais e garante seu sucesso.

 

Entretanto, apesar de todo seu potencial, as empresas não se beneficiam de tudo que essa combinação pode oferecer. Muitas vezes, inclusive, há rivalidade entre os setores. O resultado é o atraso no desenvolvimento, uma vez que o êxito geral não se dá a partir do trabalho de uma só equipe.

 

É preciso entender que cada um pode se aproveitar das informações geradas pelo outro, mas a dificuldade na aproximação dos times dificulta um melhor desempenho dos dois.

 

Por isso, neste artigo vamos abordar como a integração marketing e vendas impulsiona a aquisição de clientes para a empresa. E, especialmente quem acredita que esses setores são inimigos, mostraremos que, na verdade, devem ser grandes aliados. Boa leitura!

O que cada setor faz separadamente?   

 

Antes de entender o poder da integração marketing e vendas é preciso entender o que cada um faz separadamente.

 

As empresas são divididas em setores justamente para que cada um deles trabalhe focando em determinadas responsabilidades. Depois, o próximo passo é unir o que cada um oferece de melhor e decolar rumo ao sucesso da empresa.

 

Apesar de serem setores complementares, eles atuam separadamente para que cada um possa desenvolver um conjunto de ações específicas. No fim, eles exercem funções diferentes, mas com o mesmo intuito: conquistar clientes e gerar receita.

 

Esses dois setores são extremamente importantes e devem operar compartilhando informações para melhorar a assertividade de suas decisões. Conhecer suas distinções ajuda a compreender o porquê sua combinação é poderosa.

 

Veja a seguir quais as responsabilidades de cada um dos setores:

 

Setor de marketing:   

  • Trabalhar no conhecimento de mercado
  • Atrair clientes em potencial
  • Cuidar do relacionamento com os clientes
  • Criar estratégias de conteúdos para entregar valor
  • Criar estratégias de otimização para motores de busca (SEO)
  • Identificar oportunidades de vendas

 

Setor de vendas:   

  • Entender o que o público necessita
  • Fazer apresentações de vendas
  • Fechar negócios
  • Cuidar de contratos
  • Aumentar a lucratividade

 

É perceptível como esses setores são dependentes um do outro. Por exemplo, como o time de marketing cuidará do relacionamento com os clientes se não souber o que o público necessita?

 

O que tecnicamente é uma preocupação de um, influencia diretamente no outro. Visto isso, entendemos que a integração marketing e vendas, quando explorada corretamente, traz diversas vantagens competitivas. Vamos saber mais sobre isso a seguir:

 

Vantagens da integração marketing e vendas   

 

Como dito anteriormente, a integração marketing e vendas impulsiona a aquisição de clientes para a empresa. Mas de que forma isso acontece?

 

Bem, sabemos que não é de um dia para o outro. Os dois times devem manter uma comunicação clara e constante e ter metas em comum para que funcionem direcionando esforços para o mesmo objetivo.

 

Ou seja, setores integrados compartilham informações, dados, objetivos e estratégias. E, com isso, trabalham muito melhor as oportunidades de negócios e geram mais lucratividade para a empresa.

 

O resultado mais notável da integração marketing e vendas, com certeza, é o alcance de novos clientes e retenção dos mesmos. Porém, além disso, outras vantagens importantes desta união são:

 

Melhor aproveitamento de recursos  

 

As empresas passam a performar melhor no mercado quando aproveitam o potencial máximo dos dois setores. Se o setor de vendas trabalhou para conseguir informações relevantes que podem impulsionar o setor de marketing, por que não utilizar isso a favor da empresa?

 

Com isso, campanhas de vendas, por exemplo, são mais assertivas e direcionadas ao público certo. Assim, os recursos da empresa são usados corretamente para melhorar a aquisição de clientes.

 

Geração de leads mais qualificados   

 

As informações de ambos são valiosas e influenciam diretamente no desempenho um do outro, certo? A falta de integração impossibilita uma comunicação eficiente entre os setores, o que resulta em diversos equívocos na hora de gerar leads.

 

Entretanto, ao mudar essa realidade e unir forças, o resultado é a segmentação da audiência. Isso quer dizer que, ao implementar ações pensadas a partir da integração marketing e vendas, a empresa conhece melhor seu público.

 

Com isso, é capaz de dividir as campanhas com o foco em determinado grupo de leads. Essa segmentação gera leads mais qualificados, pois atinge o público certo.

 

Melhora a experiência de compra do cliente   

 

Após aproveitar melhor os recursos da empresa, gerar leads mais qualificados, chegou o momento de conquistar de fato esses clientes. E isso é feito melhorando sua experiência de compra.

 

Essa é uma das vantagens que influencia diretamente no impulsionamento da aquisição de clientes. Com a integração de marketing e vendas, as informações compartilhadas facilitam a construção de uma jornada de compra mais atrativa.

 

Essas e muitas outras vantagens, como desenvolver planos estratégicos eficientes e manter vantagem competitiva, transformam positivamente os resultados de vendas de uma empresa. Por isso, os gestores devem aproveitar a diversidade no ambiente de trabalho existente nos dois setores e fazer essa união acontecer.

 

-> Leia também: Sala privativa em coworking X Sala comercial: o que levar em consideração ao escolher?

 

Como fazer a integração marketing e vendas funcionar?   

 

O mais fácil já fizemos: entender como a integração de marketing e vendas impulsiona a aquisição de novos clientes. Porém, o mais difícil é fazer isso acontecer.

 

Em muitas empresas essa integração não acontece por uma questão de rivalidade. Por isso, é preciso ir aos poucos aproximando o universo dos dois, que, aliás, é muito parecido.

 

Além disso, quando se torna difícil a comunicação entre os dois setores, é válido utilizar metodologias como a problem solving para guiar os colaboradores em uma resolução conjunta. Isso fortalece a relação e ajuda na integração marketing e vendas.

 

Se sua empresa busca a integração de marketing e vendas, aqui estão algumas dicas valiosas:

 

  • Crie uma visão de público-alvo para ambos
  • Alinhe de metas e objetivos
  • Monte um plano estratégico integrado
  • Estimule a comunicação constante entre as equipes
  • Tenha canais de comunicação eficientes
  • Proponha reuniões e eventos periódicos
  • Procure tomar decisões baseadas em dados comuns aos dois setores
  • Faça controle de resultados e exponha para as equipes
  • Use ferramentas para auxiliar nessa integração

 

A integração marketing e vendas reflete nos resultados e nos lucros da empresa. Entretanto, também é essencial para que os planejamentos e investimentos sejam feitos coerentes com a realidade do negócio.

 

E, por isso, é tão importante que a empresa estimule uma relação saudável entre os dois setores. Equipes integradas precisam se conhecer, se comunicar e confiar na capacidade um do outro.

 

Para isso, o ambiente em que estão também deve ser convidativo e possibilitar conexões. Os espaços de coworking, por exemplo, estimulam essa relação ao proporcionarem a integração.

 

O objetivo desses espaços é criar um ambiente em que haja compartilhamento de espaço, ideias e otimização de recursos. Dessa forma, aumenta a produtividade e estimula as competências individuais através da troca de vivências.

 

Empresas que têm pensamento visionário utilizam o coworking para uma operação empresarial mais inteligente e priorizam a integração marketing e vendas.

 

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