Blog Embraoffice

6 maio 2021

Reunião online: como conduzir com clientes

Com a pandemia desencadeada pelo novo coronavírus, fazer reunião online com clientes tem sido a solução usada por muitas empresas.

Além disso, com a ajuda da tecnologia, esse processo tem se mostrado bastante eficiente para reunir pessoas de onde quer que elas estejam.

As reuniões online também trazem vantagens, como otimização do tempo e redução de custos com deslocamento.

Mas, você sabe como fazer uma reunião online com clientes de forma eficiente? Conhece todos os recursos e ferramentas que podem ser usados para conduzir da melhor forma esse encontro?

Caso as respostas sejam talvez ou não, este artigo é para você! Acompanhe as dicas a seguir de como fazer uma reunião online com clientes!

Organize o seu espaço de trabalho

Assim como acontece nas reuniões presenciais, o ambiente em que você se apresenta para as pessoas deve estar organizado e limpo, transmitindo uma imagem de profissionalismo e credibilidade.

Por isso, fique atento aos objetos que aparecerão na tela durante a reunião. Além disso, também é importante escolher um local claro e silencioso.

Caso esteja em home office, avise para os demais moradores da casa que você está ocupado e que não poderá atendê-los em determinado horário.

Isso evita que você seja interrompido com questões domésticas, o que pode passar uma má impressão para o seu cliente, mesmo no contexto atual.

Marque a reunião com antecedência

Verifique a disponibilidade de agenda dos participantes e marque a reunião com antecedência.

Se possível, no envio do convite, já deixe registrado os principais pontos e pautas que serão abordadas.

Dessa forma, você estabelece um roteiro prévio e evita que assuntos não previstos tomem grande parte do tempo do encontro, tornando sua call ainda mais produtiva.

Escolha a plataforma da reunião online

Existem diversas plataformas gratuitas que podem ser usadas para as reuniões online, como Zoom, Skype e Google Meet, só para você ter uma ideia.

Ainda é possível fazer reuniões com sistemas próprios da empresa. Escolha a plataforma e compartilhe as informações com os integrantes do encontro com dia, horário e assuntos a serem abordados.

Verifique o funcionamento dos equipamentos

Como o encontro será remoto, é importante ficar atento às questões técnicas, como verificar se a internet está funcionando, testar a plataforma de videoconferência, assim como o som e vídeo do dispositivo que será usado, a exemplo do celular e notebook.

Fique atento ao seu visual

Não é porque a reunião com o cliente é online que você vai se descuidar do seu visual, não é mesmo?

Por isso, nada de pijamas e barba por fazer, ok?

Vista-se como se estivesse no escritório, ou seja, de modo mais profissional. Lembre-se que você representa a empresa, e a sua imagem também é vendida.

Por isso, não se descuide, pois, com certeza, são os pequenos detalhes que mais geram valor para a sua marca pessoal e profissional!

Seja pontual

Não é porque você vai fazer a reunião online de casa ou de um coworking que você vai se descuidar do horário, certo?

A pontualidade é algo extremamente valorizado no mundo dos negócios. Afinal, tempo é dinheiro!

Portanto, esteja atento e entre na sala do chat com pelo menos 5 minutos de antecedência. Dessa forma, quando o cliente entrar, você estará preparado para recepcioná-lo.

Comece a reunião online quebrando o gelo

Caso a reunião com o cliente envolva pessoas que ele ainda não conhece, é importante apresentá-las e também conduzir as atividades de modo mais leve, principalmente nos primeiros minutos.

Isso porque, esse é o momento em que as pessoas estão se ambientando.

Logo, comece explicando quem é quem. Se você identificar abertura para um comentário mais descontraído, faça-o com cautela, a fim de que todos se sintam mais à vontade.

Assim, você colabora para que todos os participantes se sintam mais confiantes e se abram para as ideias que serão apresentadas.

Faça o alinhamento dos assuntos principais

Após as apresentações iniciais, é importante expor qual o motivo do encontro e também explicar as principais ideias que nortearão a reunião de negócios.

Abra espaço para discussão e para feedbacks, sempre focando no objetivo central do encontro.

Use recursos visuais na reunião online

Para aumentar a atenção dos participantes, você pode compartilhar slides na tela e também usar recursos de apresentação ou ferramentas colaborativas, a exemplo do Google Docs e outras disponíveis.

Faça o intermédio das conversas

Se todo mundo falar ao mesmo tempo, é bem provável que o encontro seja pouco produtivo, certo?

Para evitar que isso aconteça, logo no início da reunião, diga que você vai intermediar o diálogo. 

Caso algum participante queira expor algo, peça-o para sinalizar levantando a mão, ou fazer outro sinal.

Dessa forma, você organiza o fluxo de comunicação do encontro online com o cliente, evitando que as pessoas não se entendam.

Defenda seus produtos e serviços

Assim como acontece nas reuniões presenciais, após a exposição do diagnóstico e soluções, é importante defender os produtos e serviços da sua empresa como a melhor alternativa para o cliente.

Para isso, use os recursos visuais para trazer dados como estudos e pesquisas estatísticas do que você está argumentando.

Se você tiver um estudo de caso da empresa do cliente para apresentar e embasar as suas argumentações, isso é ideal para convencê-lo de que você sabe o que está dizendo.

Dê espaço para contra-argumentação

No mundo dos negócios, saber ouvir é tão importante quanto saber falar.

Isso promove uma melhor comunicação entre as duas partes, tornando mais fácil a compreensão das necessidades e quais soluções podem ser propostas.

Além disso, o feedback do cliente é fundamental para corrigir as estratégias e oferecer soluções cada vez mais personalizadas.

Conduza a reunião online para o fechamento do negócio

Depois de toda a preparação e discussão sobre o que pode ser oferecido para o cliente, é preciso juntar as ideias e propor o fechamento do negócio.

É comum que isso seja feito em um segundo encontro, portanto, se não conseguir fechar um contrato de primeira, não se desespere!

Ajuste a proposta conforme o feedback do cliente e as possibilidades que você e sua equipe podem oferecer, e apresente novamente.

Viu como fazer uma reunião online para clientes pode ser menos complicado seguindo esse passo a passo? O segredo é ter uma boa organização, checar as ferramentas e ter uma boa estratégia de negociação.

Se este artigo sobre como conduzir uma reunião online com cliente foi útil para você, compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a essas dicas!

Leia também