Blog Embraoffice

15 out 2021

Como abrir um negócio do zero e economizar logo de início

Entender como abrir um negócio do zero pode ser ainda uma dificuldade para muitos, pois saiba que isso é possível, mesmo com poucos recursos. 

Isso porque a tecnologia tem diminuído distâncias e também possibilitado novas formas de trabalho.

Mas, para ter sucesso em suas atividades, você precisa ter habilidades comportamentais e também contar com um bom planejamento. 

Além disso, entusiasmo e paixão pelo negócio são fundamentais para driblar os desafios, como a falta de grana.

Ficou curioso e quer saber como abrir um negócio do zero e economizar logo de início? 

Então, continue a leitura!

O que é preciso ter para abrir um negócio?

Além de contar com boas ideias de negócios e estar realmente motivado para empreender, para abrir um negócio do zero é preciso estudar o mercado.

Dessa forma, é necessário analisar as possibilidades, fazer o levantamento de custos e, o principal: planejar todos os seus passos.

O planejamento é a chave para que você passe pelos primeiros anos do negócio, resistindo às dificuldades iniciais de abrir seu próprio negócio, como a falta de clientes.

Assim sendo, confira a seguir algumas competências que são inerentes a quem deseja montar um negócio. Veja a seguir!

Vontade de fazer a diferença 

Afinal, empreender é trabalhar com propósito para se destacar no mercado e também conseguir fazer a diferença junto aos seus clientes e parceiros.

Boas ideias, capacidade de resolução e execução, também são competências primordiais para estruturar o negócio, com ou sem dinheiro.

Iniciativa

Se tem uma coisa que todos os grandes empresários possuem é iniciativa. Quem faz primeiro, com certeza erra mais, mas também ganha mercado primeiro.

O que isso significa? Mais clientes, credibilidade e uma estrutura sólida para crescer com o negócio, independente da área de atuação.

Liderança

Mesmo que você comece o seu negócio sozinho, saiba que liderar será inevitável, sendo uma habilidade primordial para qualquer empreendedor.

Isso porque você terá de lidar com fornecedores, profissionais terceirizados e, com o crescimento natural do negócio, além dos seus funcionários.

A liderança está relacionada a uma boa capacidade de comunicação e, por isso, caso você precise desenvolvê-la, é bom começar o quanto antes.

Ambição

Ter uma visão de futuro próspera é fundamental para quem deseja abrir o negócio do zero. 

Além disso, é preciso ter estratégia e metas cada vez mais ousadas para crescer com a empresa e alcançar patamares de destaque no mercado, perante seus concorrentes. 

Nesse sentido, revisar e atualizar seu planejamento é fundamental.

Organização

Outra coisa que você precisa saber é que para executar o seu planejamento, você vai precisar de uma boa dose de organização. 

Você pode fazer isso utilizando ferramentas de gestão do tempo, planilhas e até mesmo a boa e velha agenda de papel.

O importante é ter visível as suas tarefas e principais compromissos, a fim de cumprir os prazos e também antecipar demandas.

Entenda como abrir um negócio do zero 

Agora que você já sabe as competências e habilidades para abrir o seu negócio do zero, acompanhe o passo a passo que preparamos para você!

Escolha a ideia

Quem deseja começar um negócio do zero, provavelmente já teve várias ideias ao longo da vida.

Muitas delas ligadas a aptidões naturais, ou mesmo com a identificação de um bom nicho de mercado.

Nesse cenário, as franquias também podem ser uma boa opção para quem deseja começar, pois existem algumas com investimento inicial baixo, além de serem negócios já pré-moldados ou pré-prontos. 

No entanto, é importante avaliar se elas têm afinidade com o seu propósito de vida.

Isso porque, como já comentamos, a vontade de fazer a diferença é fundamental, e você vai precisar de muita força de vontade para contornar os obstáculos iniciais.

Faça um plano de negócio

O plano de negócio nada mais é do que o seu planejamento. Mas, fique tranquilo, ele pode ser mais simples do que você imagina.

Pesquisar sobre o mercado que você deseja atuar, conversar com outros empreendedores e fazer uma estimativa de custo é o primeiro passo para você se destacar.

Lembre-se de estabelecer metas de curto, médio e longo prazo. Além disso, mantenha a sua agenda de compromissos organizada.

Isso o ajudará a ter foco e clareza do que precisa ser feito no dia a dia.

Estude o cliente 

Conhecer seu público-alvo e o mercado de atuação como um todo ajudará você a montar as melhores estratégias de marketing.

Você também pode (e deve) definir o perfil do seu cliente ideal, conhecendo seus hábitos, preferências e necessidades. 

Com isso, fica mais fácil compreender o que ele precisa, adequando a sua empresa para oferecer as melhores soluções para seus clientes.

Conheça a concorrência

Tão importante quanto conhecer o seu cliente, é conhecer a concorrência. 

Logo, dedique tempo para estudar como ela se posiciona no mercado, como são seus produtos e serviços, como elas se comunicam com os clientes, entre outras questões relevantes.

Busque bons fornecedores 

Mesmo quem trabalha com serviços, vai precisar de bons fornecedores. Por isso, é importante dedicar tempo para fazer uma pesquisa e análise de preços. 

Isso ajudará a baixar o seu custo de operação, tornando-o mais competitivo.

Encontre um local 

Como a ideia é abrir um negócio do zero e economizar logo de início, uma dica bastante válida é escolher negócios em que você possa trabalhar home office ou em ambientes compartilhados.

Em um coworking, por exemplo, você conta com estrutura completa para receber os seus clientes e também focar nas demandas da empresa. 

Ou seja, você não precisa investir em mobiliário, contratação de pessoal, locação de ponto comercial, luz, internet, entre outros.

Isso acontece porque os custos são divididos com outras pessoas que ocupam o espaço, o que permite que você e seu negócio usufruam de uma excelente estrutura a um baixo custo.

Invista em marketing

Agora que você já conhece o cliente, os concorrentes e tem um bom local para trabalhar, chegou a hora de pensar nas estratégias de marketing.

Assim, você pode fazer a divulgação dos seus produtos e serviços.

Com as transformações digitais e a popularização do acesso à rede mundial de computadores, ter uma presença online é fundamental.

Você pode montar o seu próprio site, pesquisando sobre plataformas que oferecem templates de sites prontos na internet.

Manter uma presença constante nas redes sociais também é uma forma de divulgar seus produtos e serviços, sem gastar muito.

Conheça o passo a passo de como abrir uma empresa do zero

Com o negócio estruturado, chegou a hora de se formalizar. Você pode abrir uma empresa normal ou atuar como Microempreendedor Individual. Veja a seguir!

Empresa normal 

Caso o seu faturamento anual previsto seja superior a R$81 mil, terá de optar por enquadramento de empresas como Limitada, Empreendedor Individual, Eireli, entre outras.

Nesses casos, o primeiro passo é contar com a ajuda de um contador, que fará o contrato social da empresa, onde constará as informações dos sócios, capital investido, entre outras questões.

O segundo passo é registrar na junta comercial e, depois do registro, será preciso solicitar o CNPJ à Receita Federal — em alguns estados, o processo é automático devido à integração de sistemas. 

Feito isso, você precisará fazer a inscrição estadual ou municipal e, a depender do ramo de atividade, tirar o Alvará de Funcionamento na Prefeitura.

Para a emissão de nota fiscal, será necessário fazer um certificado digital. Todos os processos podem ser orientados por um contador. 

Para reduzir os custos, existem contabilidades online, que oferecem os serviços de abertura de empresa a preços reduzidos.

Micro Empreendedor Individual 

O processo de abertura de empresa para Microempreendedor Individual (MEI) é bastante simples.

Basta acessar o site do portal do empreendedor, seguir o passo a passo da plataforma e manter a contribuição mensal no valor de R$60,00 em dia.

O pagamento pode ser feito pelo site da Receita Federal, mas você também encontra o link de acesso no portal do empreendedor.

Após finalizar o processo no portal do empreendedor, você deve verificar junto à Prefeitura da sua cidade se a sua atividade precisará de Alvará de Funcionamento.

Caso positivo, terá de levar documentação até esse órgão, sendo que a relação de documentos costuma ser:

  • o comprovante de solicitação do MEI;
  • comprovante de endereço do local onde a empresa vai funcionar com IPTU quitado e;
  • os documentos pessoais do empreendedor.

Para emitir nota fiscal, você também precisará de um certificado digital. Os MEIs não precisam contratar contador.

Agora que você sabe que abrir uma empresa com pouca grana é possível, deve estar atento ao planejamento e organizar as suas ideias. 

Seguindo essas dicas de como abrir um negócio do zero, tudo ficará mais fácil.

Se você gostou deste artigo sobre como abrir um negócio do zero e economizar logo de início, conheça os nossos serviços de salas corporativas!

Leia também