Blog Embraoffice

20 ago 2021

Trabalho em home office: 5 áreas que estão migrando para este modelo

Depois do isolamento social, o trabalho em home office conquistou espaço nas empresas e na vida dos funcionários, trazendo diversas vantagens para a adoção desse modelo de trabalho.

De acordo com Areta Barros, sócia e diretora da Hub On Demand, consultoria de recrutamento e seleção, os candidatos, quando em processo seletivo, querem saber se a vaga de emprego é home office antes mesmo de perguntar pelo salário.

Cargos ligados à tecnologia, comercial e educação à distância, por exemplo, devem permanecer nesse formato de trabalho, mesmo após a normalização do isolamento social. Isso acontece devido às vantagens do trabalho à distância, como redução de custos, por exemplo.

No entanto, é preciso estar atento a uma série de fatores para que esse formato de atividade laboral seja bem-sucedido.

Quer saber mais sobre trabalho em home office? Então, continue a leitura!

O que é trabalho em home office?

Apesar da sua tradução literal, engana-se quem pensa que o trabalho home office se limita ao trabalho em casa.

Essa modalidade de trabalho pode ser realizada de qualquer local alternativo à sede da empresa. Outros termos relacionados ao trabalho home office são:

  • trabalho à distância;
  • trabalho remoto;
  • trabalho portátil;
  • Anywhere office.

Mas, você sabia que o trabalho em home office já vinha sendo sondado pelas empresas antes mesmo do isolamento?

Isso porque, cada vez mais, os candidatos estão valorizando a qualidade de vida, saúde e bem-estar nas empresas.

Entenda melhor as vantagens de adotar o trabalho home office a seguir!

Quais as vantagens de contratar funcionários para trabalho em home office?

Essa modalidade de trabalho traz vantagens para empresas e funcionários, principalmente com relação à redução de custos e aumento da qualidade de vida. Veja mais detalhes a seguir!

Economia de despesas

Com os funcionários em casa, a empresa economiza com gastos de infraestrutura, a exemplo:

  • pagamento de aluguel de espaços;
  • manutenção do ambiente;
  • contratação de funcionários para recepção e limpeza;
  • água e luz;
  • condomínio;
  • papel e até com o cafezinho.

No final do mês, isso representa uma importante economia de recursos, que pode ser reinvestida em outras áreas estratégicas do negócio.

Maior produtividade

Conforme pesquisas, o trabalho home office é capaz de elevar o desempenho dos profissionais em 13%. 

Vários fatores favorecem essa melhora, sendo que um deles é o fato dos profissionais serem menos interrompidos por colegas de trabalho.

Com isso, o funcionário consegue se concentrar de maneira mais efetiva, o que ajuda na otimização das entregas.

Além disso, como grande parte das pessoas se sentem confortáveis em casa, elas ficam mais motivadas para produzir mais.

Menor exposição do funcionário a riscos

Em casa, o colaborador não se expõem a riscos no trânsito e até mesmo no dia a dia na empresa, com subidas de escadas e manuseio de equipamentos que podem acarretar algum dano à saúde.

Logo, no trabalho em home office, o colaborador, além de se sentir valorizado por ter a confiança da empresa e poder atuar de casa, também está mais seguro.

Isso representa uma grande economia para as empresas, principalmente com o pagamento de indenizações e paralisação das atividades devido ao afastamento do trabalho.

Contratação e retenção de talentos

Poder trabalhar de casa ou de qualquer lugar onde se sentir mais confortável já é visto como um benefício para a maioria dos candidatos à vaga de emprego.

Quando a empresa adota o trabalho home office, ela se torna mais competitiva no mercado, atraindo e retendo os melhores talentos.

Como consequência, a empresa se destaca, fortalecendo a sua marca empregadora, além de ter a possibilidade de formar times mais maduros  e, consequentemente, de alta performance.

Leis trabalhistas mais maleáveis

O trabalho home office já é normatizado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o que assegura vantagens para os funcionários e para as empresas. 

Após a Reforma Trabalhista, essa modalidade de trabalho ganhou ainda mais visibilidade. 

Vale lembrar que a lei não enquadra os funcionários que trabalham em ambientes externos, que precisam trabalhar “na rua”.

Mas, é preciso ficar atento, pois na lei existem normas com relação ao uso de equipamentos e à infraestrutura para que os profissionais possam exercer as suas atividades sem qualquer prejuízo fora do ambiente físico da empresa.

Portanto, essas questões precisam ser avaliadas por ambas as partes para que todos estejam seguros com relação às normas trabalhistas e às condições de trabalho. 

Tudo deve ser devidamente documentado com aditivo ao contrato de trabalho.. 

Vale lembrar que oferecer uma estrutura laboral completa não só garante para o empregador tranquilidade com relação à lei trabalhista, como também mais conforto e comodidade para os funcionários realizarem suas atividades com produtividade.

Quais os principais desafios do trabalho home office?

O home office também traz alguns desafios para a gestão e para os funcionários. O excesso de trabalho está entre as principais questões levantadas nos últimos tempos.

Além disso, manter a equipe unida e a cultura organizacional fortalecida também pode ser desafiador. No entanto, ainda existem outras questões a serem analisadas. Confira a seguir!

Manter uma comunicação interna eficiente

A distância e a dificuldade de comunicação de gestores e funcionários pode ser um grande empecilho para a efetividade do trabalho em home office.

No entanto, com as ferramentas tecnológicas, a exemplo das videochamadas, chats e até mesmo as ligações telefônicas, a dificuldade de comunicação com o time pode ser amenizada.

Oferecer o melhor suporte para a equipe

À distância, pode ser difícil para o gestor acompanhar as dificuldades do time de trabalho. 

Por isso, é preciso manter a comunicação constante, apostando nos recursos tecnológicos para diminuir as distâncias.

Nesse cenário, conversas individuais podem ser mais efetivas que em grupo. Logo, esteja atento e acompanhe de perto todo o time, pois do contrário, eles podem se sentir desmotivados, o que impacta negativamente na produtividade.

Ter uma gestão de projetos eficiente

Gerir um projeto já é desafiador com todos por perto, e pode ser mais ainda no trabalho à distância.

Por isso, além da atenção e zelo por todos os processos, no trabalho home office é preciso contar com a ajuda de algumas ferramentas de apoio. 

Algumas das ferramentas de gestão de projetos gratuitas mais usadas são:

  • Trello
  • Teamwork
  • GanttProject

Oferecer o equipamento ideal para que os funcionários possam exercer suas funções

Infelizmente, não tem como a empresa garantir que todos os colaboradores terão uma estrutura adequada  para o trabalho em casa.

Muitos funcionários moram em apartamentos pequenos e, pode acontecer que nem mesmo mobília para abrigar a estação de trabalho eles tenham.

Assim, além de disponibilizar os recursos da empresa, como mesa, cadeira e até mesmo auxílio internet, oferecer a opção dos funcionários trabalharem em coworkings também pode ser interessante.

Nesses ambientes colaborativos, eles encontram a estrutura completa, e ainda podem se socializar com outros profissionais, o que ajuda a manter a motivação em alta, impactando positivamente na produtividade.

Quais são as 5 áreas que mais estão contratando home officers?

O trabalho home office pode ser executado por praticamente todos os segmentos de mercado, com exceção da indústria e varejo.

Assim, é possível que a empresa tenha um escritório virtual e mantenha a sua operação espalhada por vários lugares.

No entanto, existem segmentos de mercado em que o trabalho home office foi aderido em definitivo. Acompanhe!

Marketing digital

O mercado de marketing digital cresce a cada dia no Brasil e no mundo. Redatores, design, gestor de projetos, mídia digital e outros profissionais que antes trabalhavam em agências, hoje já atuam de qualquer lugar com a ajuda da tecnologia.

O melhor é que não há prejuízo na qualidade dos trabalhos, o que possibilita vantagens tanto para empregadores quanto para profissionais, que ainda podem se dedicar a outros trabalhos como freelancers, aumentando a sua renda.

Educação EAD

O isolamento social também fez disparar o mercado de ensino à distância, abrindo um leque importante de oportunidade de trabalho para tutores EAD.

Os profissionais disponibilizam os conteúdos nas plataformas de ensino à distância, e comparecem online para as aulas. 

Os alunos podem tirar suas dúvidas, de onde quer que eles estejam, através de fóruns, chats, e aplicativos de mensagens instantâneas.

Arquitetura

Com a ajuda de softwares e outros recursos tecnológicos, o mercado de arquitetura também migrou para o trabalho home office. 

Os encontros com os clientes podem acontecer em coworkings, nas residências dos clientes ou mesmo em cafeterias que ofereçam uma estrutura mínima.

Call Center

O segmento de call center é outro que tem aderido ao trabalho home office. Para que essa modalidade de trabalho tenha êxito, é preciso treinar bem a equipe e ter um gestor atento para suprir as dúvidas e dar os feedbacks necessários para o desenvolvimento da equipe.

Isso porque, a maioria dos profissionais de call center trabalha com atendimento, e a qualidade das entregas deve ser manter um padrão de excelência.

TI e programação

Como trabalhar com a tecnologia já faz parte do dia a dia desses profissionais, eles se adaptam bem ao trabalho remoto.

O gestor aqui precisa apenas manter uma política de feedbacks constantes e fazer reuniões de alinhamento com o time para garantir as melhores entregas.

Viu como o trabalho home office pode ser uma excelente oportunidade para reduzir custos e aumentar o rendimento da sua empresa? Para isso, você precisa ficar atento a essas dicas e acompanhar de perto o time de trabalho com a ajuda da tecnologia.

Gostou deste artigo sobre trabalho home office? Então, confira também este sobre como um coworking para empresas pode ajudar a reduzir custos!

Leia também