Blog Embraoffice

14 jul 2020

Crise da Covid-19: 6 ações de um bom líder

A crise da Covid-19 pegou muitos empreendedores de surpresa. Ainda não se sabe muito o que esperar do pós-pandemia. Entretanto, mais de 100 dias já se passaram.  

As decisões feitas por você podem ser consideradas ações de um bom líder?

As capacidades de liderança e gestão – mais do que nunca – foram colocadas em prova durante este período. Decisões rápidas precisaram ser tomadas e as empresas passaram a ver no home-office e no marketing digital grandes aliados.

No artigo de hoje, vamos listar algumas ações que você pode tomar para continuar operando e fazer a sua empresa prosperar mesmo durante a crise da Covid-19. 

Vamos lá?

Ações que um bom líder deve tomar durante a crise da Covid-19

crise-da-covid-19

1. Invistir em Marketing Digital

A barreira entre o digital e o físico já foi quebrada há muito tempo. Entretanto, algumas empresas ainda insistiam em direcionar os seus esforços apenas para os seus negócios físicos, esquecendo da presença digital.

Para elas, o isolamento social foi como um golpe de misericórdia. Empresários que não utilizavam o marketing digital como ferramenta viram as suas receitas caírem vertiginosamente.

Quem precisou se adaptar rapidamente, teve que aprender na prática o que funciona e equilibrar os seus investimentos.

O fato é que se você quer superar a crise e continuar conectado ao seu público, deve investir em ações de marketing digital. Abaixo, fizemos um checklist do que deve ser feito e observado:

  • Repense o seu site: ele é responsivo (adaptado para dispositivos móveis) e é atualizado com frequência? 
  • Quem será o responsável pelas redes sociais da sua empresa? Lembre-se de manter uma frequência de publicações e não falar apenas sobre o seu produto. Conecte-se com o seu público!
  • Estimule a comunicação virtual! Qual foi a última vez que você respondeu a um direct no Instagram ou Facebook? 
  • Considere investir em anúncios patrocinados no Facebook Ads, dessa forma, a sua mensagem poderá ser vista por um público segmentado.

2. Cortar os custos de um escritório físico durante a crise da Covid-19

O que aconteceu quando a prefeitura da sua cidade decretou lockdown? O fechamento do comércio e das atividades não essenciais fez com que muitas empresas simplesmente parassem de funcionar.

Mas você precisa mesmo pagar o aluguel de um escritório físico, além de todos os custos associados para continuar operando?

Se o seu trabalho é realizado na frente do computador, a resposta é não! É possível estar em plena atividade mesmo sem um escritório físico.

Se ainda assim, você precisa realizar reuniões esporádicas e está pensando em apenas reduzir os custos com aluguel, um coworking pode ser uma solução prática e mais econômica para superar a crise da Covid-19.

3. Apostar no Trabalho Remoto para combater a crise da Covid-19

Uma pesquisa recente da ISE Business School apontou que 80% dos gestores aprovaram o trabalho remoto. Ganhos de eficiência e produtividade foram percebidos, o que é natural. 

Muitas pessoas gastam horas no trânsito e na preparação para sair de casa e acabam chegando estressadas no escritório. Trabalhando de casa, essas horas lhes foram devolvidas.

Note que a adoção do trabalho remoto, mesmo que híbrido, pode reduzir custos com escritório e conferir mais produtividade para a sua equipe desde que a sua postura como líder também mude.

É preciso passar a acompanhar a resolução das tarefas e não mais as horas que os seus funcionários passam trabalhando. Seja como for, invista no desenvolvimento das suas habilidades de gestão remota.

4. Analisar o mercado

Antes da crise da Covid-19, você costumava estar atualizado sobre o seu nicho, ou a sua empresa simplesmente parou no tempo?

Observar as movimentações realizadas por empresas do seu setor e se inspirar nelas pode te fornecer os insights necessários para superar as dificuldades em tempos de pandemia.

Os exemplos são inúmeros:

  • Empresas de e-commerce passaram a criar conteúdo de qualidade e agregador
  • Agências de Marketing promoveram consultorias e cursos online
  • Escritórios de advocacia passaram a atender através de video-conferências

As opções para o seu nicho são variadas e podem ser encontradas através da simples observação dos concorrentes.

5. Começar “aquele curso”

Se reinventar sempre fez bem ao empreendedor. Ainda mais em tempos de pandemia de Covid-19. Sendo assim, será que não está na hora de começar aquele curso online que você estava pensando em fazer mais nunca “teve tempo”?

Aproveite as horas que você ganhou com o home office e invista na sua formação! O mesmo vale para os seus funcionários.

Na web, existem diversos cursos gratuitos ligados à marketing digital e empreendedorismo, como a Hubspot e e Rock Academy. Além disso, o SEBRAI também disponibiliza uma série de cursos online sem custos para quem deseja se aperfeiçoar.

6. Investir na sua saúde mental e na dos seus colaboradores durante a crise da Covid-19

Por último, mas não menos importante é a sua saúde mental. Afinal, não é possível ser produtivo o tempo todo. 

A pandemia fez com que várias pessoas passassem a dar mais valor para a qualidade de vida e saúde mental.

Isso porque o ambiente de escritório pode ser muito tóxico e opressor as vezes. A cobrança por resultados o os stresses diários podem acabar com a sua saúde mental e reduzir consideravelmente a produtividade.

Por isso, para um pouco para pensar em você. Reserve alguns minutos para uma videoconferência mais informal com a sua equipe e procure saber como eles estão.A confiança que eles terão em você tende a aumentar.

E você, o que a sua empresa tem feito durante a crise da covid-19? Quais os ensinamentos que você levará consigo no pós-pandemia?

Leia também